Notícias
Seguinte » 1 2 3
Évora recebeu pela primeira vez a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realizou no dia 27 de setembro, com uma mostra científica organizada pela Universidade de Évora (UÉ) em plena Praça do Giraldo, local emblemático da cidade Património Mundial da Humanidade.
O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.
O Paleo Fall Meeting vai decorrer na emblemática cidade de Évora (Portugal), nos claustros pequenos do
Colégio Espírito Santo, Universidade de Évora, de 26 a 27 de Setembro de 2019.
Num programa diversificado, as conferências, palestras e comunicações de resumos serão apresentadas
no Anfiteatro 131 do colégio, a exposição ocupará a sala 124 e os posters estarão afixados debaixo das
arcadas nos claustros pequenos.
Os workshops do dia 28 de Setembro serão realizados no Laboratório HERCULES, localizado no Palácio
do Vimioso, e nos laboratórios do Colégio Luís António Verney.
Para mais informações, por favor contactar a Comissão Organizadora através do email:
paleofallmeeting@uevora.pt
Miguel Cardoso Maia, estudante de doutoramento da Universidade de Évora (UÉ) e bolseiro de investigação do projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo”, acaba de receber uma bolsa da Society of Economic Geologists e do Hugh McKinstry Fund para aprofundar o seu trabalho no âmbito do estudo dos recursos minerais do Alentejo.
Inerido nas "Comemorações do Dia Geólogo" dia 11 de Maio de 2019 o Departamento de Geociências, no âmbito do Projeto ZOM-3D realiza um workshop de prospeção mineral
Na presente ação, os participantes são convidados a conhecer e a explorar uma das regiões com maior potencial para exploração de recursos minerais do Alentejo (Santiago do Escoural-Boa Fé-Casas Novas), nomeadamente de ouro. O desafio lançado é “Vamos à caça do Ouro”.
A ação será dividida em dois momentos distintos. Num primeiro momento, os participantes são levados até à Ribeira de Alcáçovas e convidados a selecionar locais ao longo deste curso de água para recolha de sedimentos fluviais. Os sedimentos presentes neste curso de água resultam dos processos erosivos que afetam as rochas ao longo de toda a bacia de drenagem desta ribeira, onde em alguns locais existem teores apreciáveis em ouro. De entre estas zonas com teores apreciáveis de ouro, destaca-se a região de Santiago do Escoural-Boa Fé-Casas Novas. Num segundo momento, também na Ribeira de Alcáçovas, iremos utilizar os sedimentos recolhidos anteriormente. A Ribeira de Alcáçovas é um curso de água permanente, onde os participantes terão a possibilidade de “lavar” com o recurso a uma bateia (pan em inglês). Desta lavagem resultará um resíduo rico em minerais pesados e, consequentemente, se o sedimento tiver partículas de ouro, as mesmas ficarão retidas no resíduo resultante deste processo.
Vais fazer o exame de geologia do secundário?
Tens dúvidas de geologia?
Então esta mensagem interessa-te porque a geologia se aprende essencialmente no campo!
O Centro Ciência Viva de Estremoz e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e da Universidade de Évora propõem-te um desafio... uma forma muito eficiente de Tecnologia te preparares para os exames nacionais de geologia. Ver e discutir a matéria do Secundário “in loco” em 2 dias! O Centro Ciência Viva de Estremoz e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora estão à tua espera!
Geólogos e Professores da Universidade de Évora vão mostrar-te também no campo aquilo que estudaste nos livros...
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do "School Rocks".
Cientes da importância que a observação dos processos geológicos tem na sua compreensão, o Centro Ciência Viva de Estremoz e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora prepararam uma saída de campo que, pelas suas características pedagógicas excecionais, permitirá rever a generalidade dos conteúdos de Geologia abordados no Ensino Secundário.
Programa e mais informações, clique aqui
O "CCVEstremoz: School Rocks" realizar-se-á com uma participação mínima de 30 inscritos.
A Reitora da Universidade de Évora (UÉ) entregou ao Primeiro-Ministro António Costa, um plano para a Cartografia Geotécnica da região dos Mármores de Estremoz-Borba-Vila Viçosa, proposto por geólogos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UÉ. O documento entregue por ocasião da cerimónia de doutoramento honoris causa aos cientistas Alexandre Quintanilha e Pat Sandra, no dia 25 de março, é o contributo da Universidade para o “Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica”, recentemente aprovado pelo Governo.
A Ordem dos Engenheiros atribuiu o Prémio "Melhor Estágio OE, 2014 - Colégio de Engenharia Geológica e de Minas", a Rui Pedro Sardinha mestre em "Engenharia Geológica" pela Universidade de Évora
Seguinte » 1 2 3