Projeto da UÉ lança vídeos sobre a importância da geologia e os recursos minerais
"É uma história com 520 milhões de anos que tentamos reconstituir"

O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.

Coordenado por Pedro Nogueira, Professor do Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, investigador do  Instituto de Ciências da Terra (ICT), o projeto ZOM 3D, financiado pelo programa Alentejo2020, tem por objetivo definir um modelo metalogénico para os depósitos minerais da Zona de Ossa Morena, que constitua uma ferramenta de suporte ao trabalho das companhias interessadas em pesquisar e explorar os recursos da região. Este conceito envolve a formulação de sistemas de informação sobre prospeção mineral, com informação sobre cartografia 2D e 3D, litoestratigrafia, mineralogia, geoquímica, geofísica e geologia estrutural.

Neste segundo episódio mostra um pouco do trabalho do Geólogo, demonstrando a sua importância no estudo das Ciências da Terra, bem como o seu papel fundamental na sociedade tal como a conhecemos. Com este vídeo os investigadores pretendem promover a divulgação do papel do Geólogo na sociedade, promovendo também o seu papel fulcral na compreensão da evolução da Terra.

São parceiros neste projeto o Centro Ciência Viva de Estremoz e o Centro Tecnológico para Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais.

1º episódio

Publicado em 30.09.2019