Rádio Diana
Universidade de Évora congratula-se com classificação de Cante Alentejano

A Universidade de Évora congratula-se com a decisão resultante da 9ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que inscreve a partir de hoje o Cante Alentejano na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Como instituição de Ensino Superior alentejana, a Universidade de Évora não pode deixar de manifestar o seu orgulho nesta decisão e de se associar à comemoração da classificação do Cante Alentejano.

A Universidade de Évora gostaria de dirigir aos diversos intervenientes o seu reconhecimento por todo o trabalho e empenho que levou à aceitação desta candidatura pela UNESCO. Uma palavra de agradecimento muito especial deve ainda ser dirigida a todos aqueles que mantêm viva a tradição do Cante Alentejano, no Alentejo e fora dele, uma das principais razões desta classificação.

A Reitora da Universidade de Évora, Professora Ana Costa Freitas, que esteve durante toda a semana em Paris a acompanhar a sessão, manifesta a sua enorme alegria, referindo que foi “um merecido reconhecimento para esta manifestação tão singular da cultura alentejana, que encerra em si séculos de história”.

A Universidade de Évora, localizada numa cidade também ela classificada como Património da Humanidade, assumir-se-á sempre como uma Universidade ao serviço da região onde se insere, e uma embaixadora do Alentejo no mundo.

Publicado em 27.11.2014