Ricardo Oliveira - Presidente do Conselho Científico do Grupo COBA
Em 15.05.2017
11:00 | Anfiteatro 1 | Colégio Luís António Verney
Curso de Primavera

Curso de campo sobre a geologia e os recursos minerais da Zona de Ossa morena.

Entre os dias 21 e 23 vai-se realizar um curso de campo que procura mostrar e discutir a geologia e os recursos minerais da Zona de Ossa Morena.

O curso é organizado pelas seguintes entidades:

PROJETO ZOM3D- Modelos metalogénicos da Zona de Ossa Morena

GEOUE- Nucleo de estudantes de geociências da Universidade de Évora

Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia

Instituto de Ciências da Terra

Centro Ciência Viva de Estremoz

LNEG- Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Publicado em 18.04.2017
16-21 OUTUBRO 2016, ÉVORA, PORTUGAL
Publicado em 06.05.2016

1ª Parte => Trabalhos de Dissertação do Mestrado (MEG)

2ª Parte => Conferência "Risco em Arribas do Litoral"  por Sebastião B. Teixeira

De 04.05.2016 a 04.04.2016
09:30 | Anfiteatro 1 | Colégio Luis António Verney
Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ECTUÉ) Manhã => Trabalhos de Estágio e de Dissertação do Mestrado (MEG) Tarde => Conferências

Dia 22 de Maio de 2015 realiza-se um seminário no âmbito do mestrado em Engenharia Geológica.

A manhã terá apresentações de trabalhos de estágio e dissertações de mestrado.

A tarde será preenchida por conferencistas convidados.

Em 22.05.2015
CLAV Anfiteatro 1

Estão abertas desde Março as Candidaturas para o Mestrado em Engenharia Geológica (MEG) da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, para o próximo ano letivo 2015/2016.

A 1ª seriação das candidaturas irá realizar-se até 15 de Julho, conforme Edital anexo.

A informação sobre as Candidaturas e o Curso MEG pode ser consultada (na pág. da UÉ na Oferta formativa), em: http://www.oferta.uevora.pt/

Publicado em 30.04.2015

A Academia da Pedra Natural nasce de uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal (CEVALOR)a Associação para a Formação Tecnológica no Sector das Rochas Ornamentais e Industriais (ESTER), a VALORPEDRA, Entidade Gestora do Cluster da Pedra Natural, e a Universidade de Évora (UE), através do desafio de uma empresa ligada ao Sector da Pedra Natural.

Esta iniciativa conjunta surge num contexto económico-social em que o Setor da Pedra Natural assume uma importância muito clara no panorama nacional, especialmente ao nível das exportações. Este crescimento trás consigo a necessidade de apostar na formação específica de novos quadros que promovam e assegurem o desenvolvimento e crescimento de tal Setor.

Data: 22 de Abril de 2015

Hora: 16:00 – 18:00
Em 22.04.2015
Colégio Luís António Verney, Anfiteatro 4

Numa organização da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e a Associação de Estudantes vai-se realizar no dia 16 de Abril a Manhã da Geografia.

Neste evento serão apresentadas algumas conferẽncias sobre temas geográficos e haverá discussão dos mesmos.

Em 16.04.2015
Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) Realizou-se a 1ª Assembleia Plenária da PPS

A Parceria Portuguesa para o Solo começou por ser uma iniciativa conjunta da DGADR e da SPCS à qual se associaram hoje (24/03/2015), dia da realização da sua primeira Assembleia Plenária, o INIAV, a DGT e a Universidade de Évora.

A parceria está aberta a todas as entidades interessadas na administração, uso e gestão do recurso solo. Brevemente será disponiblizado o formulário de adesão e será  promovida a sua divulgação.

Para mais informação consultar os Termos de Referência da parceria:
Parceria_Solos_PT_Termos_de_Referencia

Publicado em 27.03.2015
No âmbito do protocolo de cooperação entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Vila Viçosa, os alunos da Unidade Curricular de Tecnologia de Pedreiras, do Mestrado em Eng. Geológica, elaboraram um painel sobre o fio diamantado para o Museu do Mármore. O poster descreve sucintamente o fabrico da pérola diamantada, os constituintes do fio e a operacionalidade no corte de bancadas e pequenos volumes de pedra.   Este trabalho teve ainda a colaboração e acompanhamento do Eng. Patrício da Diamond Service, e o apoio das empresas António Galego & Filhos S.A., Bentel Lda., Granoguli Lda e Lugramar Lda.
Publicado em 20.03.2015