Introdução à Engenharia Geológica

Nome: Introdução à Engenharia Geológica
Código na UE: GEO1818
Área Científica: Engenharia Geológica

Ficha de Disciplina

Ano lectivo:

Ficha para o curso: Engenharia Geológica

Língua de ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Tem como objetivos principais: potenciar o desenvolvimento de capacidades de engenho na aplicação dos conhecimentos científicos, que vão ser ministrados ao longo do curso; promover um primeiro contacto com a experiência da atividade profissional, adquirida por anteriores gerações de engenheiros geólogos.
Divulgar, sucintamente, alguns sistemas, métodos e meios tecnológicos que contribuem para a solução de problemas particulares de engenharia geológica e para o exercício da profissão, em geral.
Procura-se motivar os alunos para:
i) os processos de aprendizagem e formação;
ii) a criação de hábitos de trabalho e de iniciativa individual;
iii) o interesse pelo aperfeiçoamento e autonomia, na obtenção e aplicação de conhecimentos;
iv) a aquisição de capacidades necessárias ao exercício da profissão e trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

A disciplina tem como âmbito principal o enquadramento do exercício da profissão de Engenheiro Geólogo. Pretende-se circunscrever o ensino a matérias introdutórias, do domínio da Engenharia Geológica, focando o papel e a importância das ciências básicas na construção de uma base de conhecimentos sólidos e na sua ligação a domínios específicos, que contribuem para a resolução de problemas concretos e para o desenvolvimento de tecnologias, adequadas à satisfação das necessidades do mundo desenvolvido.
O calendário, das atividades da disciplina, foi o seguinte:




Dia


Aula


Matérias das Aulas




14/02/2013


1


Apresentação e considerações sobre o funcionamento da UC: introdução, enquadramento e organização. Corpo Docente da UC. Programa e calendário da UC. Critérios de avaliação. Horário de atendimento aos alunos. (Prof. António Pinho).




21/02/2013


2


Origem e evolução da Engenharia Geológica. A experiência da Universidade de Évora no ensino da Engenharia Geológica (1º & 2º ciclo). Âmbito de Um Curso em Engenharia Geológica (EG). Especialidades, prosseguimento de estudos e saídas profissionais. Características e funcionamento do Curso em Engenharia Geológica da ECT/UE – Modelo 3G (Profª. Isabel Duarte).




28/02/2013


3


Características e funcionamento do Curso em Engenharia Geológica da ECT/UE – Modelo 3G; (continuação da aula anterior). O Curso em Engenharia Geológica da ECT/UE: i) objectivos; ii) metodologias de ensino; iii) competências genéricas; iv) competências específicas; iv) planos de estudos; v) estágios em contexto empresarial, modelo 3G; vi) prosseguimento de estudos; vii) empregabilidade; viii) ligação às empresas. (Profª. Isabel Duarte).




07/03/2013


4


Introdução aos Georrecursos. Indústria Extrativa em Portugal. Evolução da Produção da Indústria Extrativa nas últimas décadas em Portugal. Concessões mineiras, recursos hidrominerais e águas de nascente em atividade em Portugal. Setor da Pedra Natural: Indústria extrativa de mármores e rochas similares. Ciclo de trabalhos mineiros. (Prof. Ruben Martins).




14/03/2013


5


Definição dos temas dos trabalhos escolhidos pelos alunos. Introdução à Geotecnia: estudos geológicos e geotécnicos em obras de Engenharia. O papel do Engenheiro Geólogo nas diferentes fases do Projeto de grandes Empreendimentos de Engenharia Civil: Estudo Prévio, Ante-Projeto, Projeto de Execução. (Prof. António Pinho).




21/03/2013


6


Introdução à Geotecnia (continuação da aula anterior): influência das condições geológicas e geotécnicas no projeto de Obras de Engenharia Civil: i) aproveitamentos hidráulicos: barragens de terra, enrocamento e de betão; ii) obras subterrâneas: lineares (túneis rodoviários, ferroviários, urbanos, condutores de água, esgotos, etc.) e localizadas (centrais hidroelétricas, cavidades para armazenamento de resíduos, etc.); iii) obras marítimas (estruturas de enrocamento, molhes de proteção, estacadas de amarração e atracação, muros-cais, dragagens, docas-secas). (Prof. António Pinho).




04/04/2013


7


Introdução aos Georrecursos (continuação da aula de 07/03/2013): Introdução à produção de agregados: desmonte em pedreira e britagem. Transformação de mármores e rochas similares. Ciclo fabril numa unidade de transformação de rochas ornamentais. Tipos de produtos. Tipo de equipamentos. (Prof. Ruben Martins).




10/04/2013


 


Visita de estudo a pedreiras e a fábrica de transformação de Pedras Naturais na zona de Vila Viçosa. (Nota: Esta aula substituí a de 16/05/2013).




11/04/2013


8


Introdução à Geotecnia (continuação da aula anterior): influência das condições geológicas e geotécnicas no projeto de Obras de Engenharia Civil: iv) vias de comunicação: (rodovias, ferrovias, canais, aeroportos e aeródromos, etc.); v) edifícios, pontes e outras superestruturas: fundações superficiais e profundas. (Prof. António Pinho).




18/04/2013


9


Introdução à Geotecnia: O papel do Engenheiro Geólogo na fase de Construção e Observação de grandes Empreendimentos de Engenharia Civil: Introdução. (Profª. Paula Faria).




02/05/2013


10


Introdução à Geotecnia: (continuação da aula anterior): Condições geológicas e geotécnicas durante a construção: fundações; taludes; túneis; aterros; materiais de construção. (Prof.ª Paula Faria).




09/05/2013


11


Introdução à Geotecnia (continuação da aula anterior): Condições geológicas e geotécnicas durante a construção: fundações; taludes; túneis; aterros; materiais de construção. Visionamento de vídeos sobre o tema. (Prof.ª Paula Faria).




16/05/2013


12


Aula substituída pela visita de estudo realizada em 10/04/2013.




23/05/2012


13


Riscos geológicos e desastres naturais. Entrega dos trabalhos. (Profª. Isabel Duarte).




30/05/2013


14


Sessão de fecho e conclusão da disciplina. Apresentação oral, sucinta, dos trabalhos e da pesquisa desenvolvida pelos alunos. (Profª. Isabel Duarte, Profª. Paula Faria, Prof. Ruben Martins e Prof. António Pinho).



Bibliografia principal

Bibliografia de base
González de Vallejo, Luís I. & Ferrer, Mercedes (2011) - Geological Engineering. CRC Press/Balkema. Taylor & Francis Group, London, UK. 678p.

Métodos de avaliação

A aprovação na disciplina é obtida por dos trabalhos individuais de recolha de informação e pesquisa bibliográfica realizados pelos alunos sobre os temas escolhidos e da respetiva apresentação. Cada aluno deverá escolher o tema do trabalho até ao dia 14/03/2013.
O trabalho de pesquisa deverá ser entregue até 23/05/2013 e será apresentado e discutido em sessão coletiva no dia 30/05/2013. Se houver necessidade de correção, o relatório final deverá incorporar eventuais sugestões apontadas na discussão e deverá ser entregue até 21/06/2013.
Os trabalhos não deverão ter mais de 20 páginas de texto. Outros elementos, considerados relevantes, devem ser colocados em anexo.
A presença nas aulas é obrigatória, de acordo com as regras em vigor na Universidade, e a correspondente assiduidade e participação nas aulas constituem dados para a individual. Para aprovação na disciplina é necessária a presença a pelo menos 50% do número total de aulas lecionadas.

Métodos de ensino

Optou-se por ministrar o ensino através de um conjunto de aulas, palestras e visitas, que permitissem uma visão alargada dos mais diversos panoramas e facetas do exercício da profissão, em alternativa a aulas de caráter excessivamente formal e de ensino convencional, em sala de aula. Considera-se que, deste modo, se atinge mais facilmente o objetivo de levar os novos alunos de engenharia a estabelecerem, maior e mais rapidamente, contactos com realidades do exercício da profissão.
 Com os métodos de ensino adoptados, constituídos por aulas presenciais complementadas com palestras e visitas de estudo, procura-se motivar os alunos para:
i) os processos de aprendizagem e formação;
ii) a criação de hábitos de trabalho e de iniciativa individual;
iii) o interesse pelo aperfeiçoamento e autonomia na obtenção e aplicação de conhecimentos;
iv) a aquisição de capacidades necessárias ao exercício da profissão e do trabalho em equipa.

Acompanhamento e atendimento dos alunos

Duas horas por semana em horário estabelecido com os alunos (indicado a seguir), ou sempre que solicitado pelos alunos, em horário alternativo, combinado com os interessados.
Horário de acompanhamento e atendimento dos alunos:
quintas-feiras das 11 horas às 13 horas.

Pré-requisitos

Não tem pré-requesitos.

Serviço Docente

2012/2013

2011/2012

Curso: Engenharia Geológica (código: 176)

2010/2011

Curso: Engenharia Geológica (código: 176)

2009/2010

2008/2009

Curso: Engenharia Geológica (código: 176)