ICT - Instituto de Ciências da Terra

O Instituto de Ciências da Terra (ICT) é uma nova unidade de investigação com Pólos nas Universidades de Évora  (Unidade de gestão principal), Minho (Braga) e Porto e composta por uma equipe multidisciplinar, com diferentes competências que se complementam na área de Ciências da Terra. A equipa está organizada em quatro Grupos de Investigação cobrindo as principais áreas das Ciências da Terra: G1 - "Ciências da Atmosfera, Instrumentação e Clima"; G2 - "Energia, Água, e Ambiente"; G3 - "Geodinâmica, Georecursos e Materiais Geológicos  ", e G4 - "Geoconservação, Geo-arqueologia e Educação em Geociências" .

Os objectivos de cada grupo são desenvolvidos através de Linhas Temáticas (TL) que são programas de investigação focadas num tema específico. Embora cada TL esteja associada a um grupo, que é o seu principal impulsionador, em geral, vários grupos participam nos programas de cada TL. Cada TL é liderada por um investigador principal (PI). Atualmente, o ICT tem oito Linhas Temáticas: (1) Observação, Instrumentação e Modelação Atmosférica; (2) Energia, (3) Recursos Hídricos; (4) Monitorização Ambiental e Remediação; (5) Metais Estratégicos no Sector Português da Província Metalogénica Varisca (SMetals ) (6) Estrutura da Litosfera (7) Tectónica Activa e Risco Sísmico (ATSH); (8) Património Geológico e Geoconservação.

Gabinete: CLAV
Tlf.: +351 266 745 372