UE parceira científica da Universidade Nacional de Timor Lorosae

O Reitor da Universidade de Évora, Prof. Carlos Braumann, está em Timor Leste, tendo feito uma intervenção na sessão de abertura do 1.º Congresso Internacional de Geologia de Timor Leste, presidida pelo Presidente da República de Timor Leste e com a participação do Reitor da Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL), do Secretário de Estado dos Recursos Naturais de Timor Leste, do Ministro da Educação e outras individualidades de Timor Leste.

O 1.º Congresso Internacional de Geologia de Timor é co-organizado pela Secretaria de Estado dos Recursos Naturais de Timor Leste, pela Universidade Nacional Timor Lorosa'e e pela Universidade de Évora, com a coordenação científica do Prof. Pedro Nogueira, do Departamento de Geociências, que participa também com alguns dos seus professores na comissão científica.

Na sessão inaugural foi também lançada a licenciatura em Geologia e Petróleo da UNTL, que se inicia em Fevereiro com o apoio docente e coordenação científica da Universidade de Évora. Igualmente em Fevereiro, e com apoio análogo da Universidade de Évora, iniciam-se na UNTL o bacharelato em Saúde Animal, a licenciatura em Engenharia Informática e o mestrado em Economia e Gestão Aplicadas.

Na visita a Timor Leste, o Reitor da Universidade de Évora proferiu, a convite da UNTL, uma palestra intitulada "A Matemática e a Luta pela Vida".

A Universidade de Évora assinou um protocolo geral de cooperação com um grupo de sete instituições de Ensino Superior privadas acreditadas em Timor-Leste, cujo objetivo principal será a formação dos seus docentes em cursos de pós-graduação da Universidade de Évora, a ser objeto de protocolos específicos.

Notícia RTP (min 41:48)

Publicado em 20.01.2012