Erupção da ilha do Fogo
Erupção da ilha do Fogo - O comentário do Professor Pedro Madureira
O FOGO NOVAMENTE EM ERUPÇÃO

O Professor Pedro Madureira, do Departamento de Geociências da Universidade de Évora, comenta a recente erupção da ilha do Fogo.

A ilha do Fogo faz parte do arquipélago de Cabo Verde e integra o grupo designado por Sotavento. É aí que se encontra o ponto mais elevado do arquipélago, a mais de 2800 metros de altitude. A ocorrência de erupções históricas é conhecida apenas na ilha do Fogo, sendo que o último evento anterior ao atual, iniciado no final do passado mês de novembro, tinha ocorrido em 1995. Esta atividade está de acordo com um período de recorrência médio de cerca de 20 anos atribuído ao centro vulcânico mais ativo, Pico do Fogo, desde a descoberta do arquipélago.

As lavas extruídas na ilha do Fogo são de natureza basáltica e a atual erupção é do tipo Stromboliano. Não obstante o drama vivido pelas populações atingidas pelo avanço das escoadas de lava, este tipo de erupção permite prever quais os locais que irão ser atingidos, bem como proceder à evacuação de pessoas evitando a perda de vidas humanas. Como geólogo, não consigo deixar de ficar impressionado pela força da natureza que resulta diretamente da dinâmica do interior do nosso planeta e retratada em imagens de uma enorme beleza.

Nos links abaixo pode ver algumas das fotografias da erupção da ilha do fogo:

O Observador

TVI