Universidade de Évora adota formatos abertos

A Universidade de Évora, numa decisão pioneira entre as universidades portuguesas, passa a adotar a partir de Setembro o conjunto de normas abertas definidas por lei em toda a documentação oficial da Universidade, nomeadamente em todos os documentos editáveis e não editáveis enviados por órgãos da instituição.

Com a publicação do Dec. Lei nº 36/2011 e a resolução do Conselho de Ministros 91/2012 foi estabelecida em Portugal a necessidade de adoção de normas abertas para a informação em suporte digital na Administração Pública.

Deve-se salientar que a adoção de normas abertas é um passo crucial para promover a interoperabilidade dos sistemas informáticos, bem como a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações.

A adoção de normas abertas evita que os utilizadores e instituições fiquem reféns de soluções informáticas baseadas em formatos proprietários, permitindo maximizar a liberdade de escolha das ferramentas informáticas e decidir em função dos critérios de qualidade, funcionalidade e custo, definidos pelas próprias instituições.

A adoção de formatos abertos na Universidade de Évora implica o uso em documentos oficiais dos formatos ODT (Open Document Format), ODS (Open Document Spreadsheet), ODP (Open Document Presentation) e PDF (Portable Document Format).

Publicado em 10.09.2014
Fonte: GabCom | UÉ